“Mulheres que Sonhamos” – A arte da beleza natural

10371996_10155011458425026_3864298659358321332_n

Fazer um ensaio sensual com mulheres não é algo fácil. É preciso saber qual é o ponto de partida e o ponto final  de cada uma delas. Mas para descobrir isso é preciso entender o meio do caminho. Ao mesmo tempo que fotografar mulheres é algo gratificante, também é um processo que precisa ser estudado com cautela, com o olhar de quem enxerga além de apenas corpos femininos. Nós, mulheres, temos nossa vaidade, nossos hormônios chatos e nossa auto-estima que parece sempre abalável e a vontade constante de nos sentirmos bonitas. É complicado retratar tamanha inconstância.

Em uma época como a nossa, em que estamos rediscutindo os padrões de beleza e insistindo na ideia de que a beleza não deve ser imposta, um projeto sensível como o do fotógrafo Bruno Brin tem um peso enorme e deve ser admirado com cautela. O projeto “Mulheres que Sonhamos” reúne fotos de várias mulheres diferentes em situações simples do dia a dia, mas sempre traduzido por um olhar artístico. Como se existisse arte e beleza em cada movimento dessas mulheres e como se houvesse mágica espalhada pelo ambiente onde as fotos foram feitas. As mulheres que participaram do ensaio não recebem nenhuma edição ou retoque no photoshop, pois o Bruno pretende mostrar o valor da mulher ao natural e como a beleza pode ser vista de vários pontos de vista.

Caroluciana

Ele investe em jogos de luz, movimento e espontaneidade para que sua câmera funcione quase como um buraco da fechadura, para que a gente possa enxergar o mundo simples, pessoal e incrível dessas mulheres sem objetificá-las. É muito difícil retratar o lado sexy das mulheres sem cair na banalidade vulgar, mas Bruno mostra através de suas fotos que esse lado sensual feminino fica muito mais evidente quando é tratado de forma natural e não por exigência social ou até delas mesmas.

O ponto principal do trabalho de Bruno é que ele se deixa ausentar nas imagens para colocar as mulheres no foco, como os personagens mais importantes naquele cenário. Ele toma cuidado para mostrar exatamente como cada mulher fotografada é de verdade. É por isso que cada ensaio desse projeto te surpreende cada vez mais, pois todos contam uma história diferente. Todos têm vida própria, pois são aquelas mulheres contando em imagens estáticas sobre a vida delas. Geralmente, em um ensaio sensual fica muito mais visível aquilo que o fotógrafo quer passar, pois ele dirige as modelos, escolhe a luz, as posições, as locações. No caso do Bruno foi diferente. Ele quis deixar que as mulheres falassem por elas.

Eu posso afirmar isso com um olhar de quem teve o privilégio de ser uma das “Mulheres que Sonhamos”. No meio do processo, nem lembrava mais que eu estava fazendo um ensaio sensual. Eu só estava em casa, conversando com um cara gente boa que tirava umas fotos minhas enquanto eu ia contando casos da minha vida fazendo umas poses engraçadas. No final, o resultado foi uma série de fotos que eu amei e que diziam muito mais sobre mim do que eu poderia imaginar. Fiquei muito satisfeita ao perceber aquilo que todos os dias eu preciso reforçar para mim mesma quando eu me olho no espelho: minha beleza natural tem mais valor e é muito mais bonita porque é quem eu sou de verdade. Acho que a ideia do projeto é reforçar essa percepção em todas as mulheres. Ou melhor, em todo mundo.

S.Marx C.Huber

 

10863509_853623424700959_1442869150_n I.Busi J.Poncy 2

 

Deixe um comentário

