Hoje tem ArtRua! A maior feira de arte urbana do Rio de Janeiro

O Rio já é a cidade maravilha. Agora, imagina se ela fosse tomada por artes urbanas? Esse é o propósito da feira de arte urbana oficial da Semana de Arte do Rio de Janeiro, o ArtRua. Quem foi nas edições passadas viu o Centro Cultural Ação da Cidadania, na região portuária do Rio, tomado por  trabalhos artísticos de diversos artistas do Brasil e de fora e, dessa vez, não vai ser diferente. Os painéis da exposição interna vão ser assinados por artistas de São Paulo, a cidade onde os muros se comunicam com você. E, pra nossa sorte, serão feitas algumas pinturas de empenas e murais que  ficarão como legado artístico para o Rio, criando um circuito de turismo de arte urbana na região Portuária.

A ideia foi lançada em 2011 pelo Instituto Rua em parceria com a Visionartz. O evento agora faz parte do recém-lançado Distrito Criativo do Porto e rola junto com a mega feira ArtRio. Além de exposição artística , o espaço vai ter música  e gastronomia. Eu garanto que as barraquinhas que comida quebram um galho, porque quando você vê, já tá lá vendo as obras por pelo menos umas quatro horas e nem percebeu que ficou com fome.

Pra combinar com o estilo do festival, alguns estabelecimentos descoladinhos do Rio foram selecionados pra compor o evento, como: Brasa BBQ, Botero em Pé, Ribs, Refeitório, La Choriceria, Che Boludo e Bar do Toninho.
O curador da exposição Cristiano Kana, um dos sócios da galeria A7MA (SP) e Fundador da FULLSHOUSE SCREENMARK, uma das primeiras gráficas de serigrafia de arte urbana do Brasil, ou seja, o cara saca tudo!

Desde o ano passado, o festival se transformou em feira de arte e agora os artistas podem vender suas obras. Na área comercial e expositiva vão rolar várias galerias, entre elas, Nuvem, de Pernambuco (a principal do nordeste); Quarto Amado, de Belo Horizonte; Ponder70, Verve e a A7MA, de São Paulo, além das cariocas Huma Art Projects, Casa7, Galeria do Porto, Formigueiro, Galeria 1500 Babilônia, Galeria Nove Cinco, entre outras. A área também terá estandes com instalações e exposições individuais de alguns artistas, como Felipe Guga, William Baglione, Mateu Velasco, Rodrigo Villas Boas e Bruno Life. A exposição principal do segundo andar será da FULLHOUSE, de Cristiano Kana, onde estarão expostas mais de 30 serigrafias de nomes como Walter Nomura Tinho, Speto, Herbert Baglione, Nunca, Vitché, Titi Freak, Flávio Samelo, Zezão, entre outros.

A parte boa é que o evento é gratuito, pra não deixar ninguém de fora! Arte urbana é uma mistura e, por isso, deve ser acessível a todos. Mas corre, porque o evento começa hoje, às 18h e já termina no domingo, dia 13! Aproveite esse fim de semana pra se esbaldar de arte e veja o que as paredes têm pra te contar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s